A Prefeitura de Limeira iniciou a implantação dos primeiros semáforos inteligentes do município. A tecnologia, que começa a funcionar no dia 22 de dezembro, permite que os sinais ajustem automaticamente os tempos de abertura e fechamento conforme o fluxo real de veículos, aumentando a eficiência da circulação e reduzindo esperas desnecessárias.
A nova tecnologia foi lançada nesta quinta-feira (11), durante cerimônia no Edifício Prada, com a presença do prefeito Murilo Félix, da primeira-dama Luciana Félix, do presidente da Câmara e de demais autoridades. No evento, os secretários Roger Willians (Tecnologia e Eficiência) e Walter Veneciano (Transportes e Mobilidade Urbana) apresentaram a novidade.
“Conheci uma solução parecida em Barcelona, durante o congresso de cidades inteligentes, e essa experiência reforçou o caminho que temos seguido desde o início do ano: usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Atender essa demanda também significa ampliar a segurança de motoristas, pedestres e motociclistas, uma preocupação constante da primeira-dama Luciana Félix, que nos cobrou especial atenção ao tema pela proteção das mulheres”, afirmou o prefeito Murilo Félix.
Atualmente, os cruzamentos operam com tempos fixos, ajustados manualmente conforme o horário. Embora eficiente, esse modelo se mostra limitado diante das soluções inteligentes adotadas em grandes centros. Com a nova tecnologia, a Prefeitura busca melhorar a fluidez e diminuir congestionamentos, além de contribuir para a redução de emissões atmosféricas. Os três novos semáforos não geram custo extra ao município.
A primeira etapa contempla três pontos estratégicos, definidos após estudos de tráfego e horários de pico:
Avenida Eduardo Peixoto com Avenida Comendador Agostinho Prada (rotatória do Pão de Açúcar)
Avenida Araras com passagem da linha férrea
Avenida Comendador Agostinho Prada com Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira
A tecnologia funciona por meio de câmeras instaladas nos semáforos, que monitoram em tempo real o movimento de cada direção. Com base nesses registros, o sistema ajusta dinamicamente os tempos de verde, respeitando apenas limites mínimos e máximos definidos tecnicamente. Quando identifica ausência de veículos, antecipa a mudança de fase para liberar o fluxo.

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